segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Barroco: Arquitetura, Pintura e Escultura



Arquitetura

Profundamente ligado à religião católica, o Barroco brasileiro está presente, até hoje, em inúmeras igrejas construídas por todo o país. Contrastando com a riqueza interior das igrejas temos a simplicidade das fachadas externas. A arquitetura barroca também aparece nas fazendas, sítios, chácaras, engenhos, prédios públicos e chafarizes (construções que fornecem água à população ou servem de ornamentos; fontes).

Santuário do Bom Jesus dos Matozinhos, em Congonhas - MG, obra de Aleijadinho


Igreja de São Francisco, Salvador, BA (fachada)


Igreja de São Francisco, Salvador, BA (interior)


Interior da igreja e mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Escultura

A escultura complementava a arquitetura barroca. As talhas – ornamentos esculpidos em madeira, mármore ou pedra – são muito presentes nas igrejas barrocas brasileiras. Aparecem em altares, arcos, tetos e janelas, recobrindo praticamente todo o interior da construção.

ANTONIO FRANCISCO LISBOA

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Aleijadinho (1738 – 1814). Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas



Pinturas

A arte barroca trabalhava o arranjo dos elementos dos quadros, que quase sempre formavam uma combinação diagonal. As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.
Para o artista barroco, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe, nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada à arquitetura, esculturas e pintura. O ideal das construções Barrocas passou a ser o da união desses elementos, que passaram a dialogar harmonicamente para o bem da obra.

Pintura do teto da igreja de São Francisco de Assis, feita por Mestre Ataíde. Ouro Preto - MG.
Detalhe do forro do teto da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto - MG, pintada por Ataíde.

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