segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O Barroco

Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito poder e espaço, no entanto, os católicos seguiam com a sua influência nos cenários políticos, econômico e religioso na Europa. O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero.

O barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII. O Barroco, originário da Itália, difundiu-se pela França, Espanha, Portugal, Inglaterra e acabou sendo adotado em todos os países ocidentais. O estilo dominou a arquitetura, a pintura, a escultura, a literatura, a música e por extensão, toda a cultura desse período, incluindo os costumes, valores e relações sociais da época, o Barroco representava uma oposição ao renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Enquanto o barroco é caracterizado por um elevado nível de complexidade, o arcadismo é o oposto, sendo definido por uma simplicidade e pela valorização das coisas simples do cotidiano.

O Barroco foi um período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem deste período buscava a salvação e, ao mesmo tempo, queria aproveitar os prazeres mundanos. Há a oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus).

Características do Barroco literário:
  • Uso de recursos como antíteses, metáforas, paradoxo e sinestesia;
  • Pessimismo;
  • Intensidade, com a presença da hipérbole.
  • Fé em conflito com a razão
  • Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica
  • Oposição entre mundo material e mundo espiritual
  • Idealização amorosa; sensualismo e sentimento de culpa cristão
  • Consciência da efemeridade do tempo
  • Gosto por raciocínios complexos, intricados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas
  • Carpe diem
  • Gosto pelo soneto
  • Cultismo
  • Conceptismo

Nos quadros

As obras de pintura e as esculturas do período barroco são detalhistas, rebuscadas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O período final do Barroco, no século XVIII, é denominado rococó e apresenta algumas peculiaridades, como a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (como, por exemplo, flores, conchas, folhas e ramos), além de temas ligados à mitologia grega e romana.

Na arquitetura

A arquitetura barroca é o estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII. A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular.  
Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário