Arquitetura
Profundamente
ligado à religião católica, o Barroco brasileiro está presente, até hoje, em
inúmeras igrejas construídas por todo o país. Contrastando com a riqueza
interior das igrejas temos a simplicidade das fachadas externas. A arquitetura
barroca também aparece nas fazendas, sítios, chácaras, engenhos, prédios
públicos e chafarizes (construções que fornecem água à população ou servem de
ornamentos; fontes).
![]() |
Santuário do Bom Jesus dos Matozinhos,
em Congonhas - MG, obra de Aleijadinho
|
![]() |
Igreja de São Francisco, Salvador,
BA (fachada)
|
![]() |
Igreja
de São Francisco, Salvador, BA (interior)
|
![]() |
Interior
da igreja e mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
|
Escultura
A
escultura complementava a arquitetura barroca. As talhas – ornamentos
esculpidos em madeira, mármore ou pedra – são muito presentes nas igrejas
barrocas brasileiras. Aparecem em altares, arcos, tetos e janelas, recobrindo
praticamente todo o interior da construção.
ANTONIO
FRANCISCO LISBOA
O principal representante do barroco
mineiro foi o escultor e arquiteto Aleijadinho (1738 – 1814). Suas obras, de
forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais
materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
![]() |
Cena do carregamento da cruz, na Via
Sacra de Congonhas
|
Pinturas
A
arte barroca trabalhava o arranjo dos elementos dos quadros, que quase sempre
formavam uma combinação diagonal. As cenas representadas eram envoltas em
definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da
gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento
das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca
foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o
pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade
da vida simples dos trabalhadores, camponeses.
Para
o artista barroco, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que
estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o
essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe,
nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada à
arquitetura, esculturas e pintura. O ideal das construções Barrocas passou a
ser o da união desses elementos, que passaram a dialogar harmonicamente para o
bem da obra.
![]() |
Pintura
do teto da igreja de São Francisco de Assis, feita por Mestre Ataíde. Ouro
Preto - MG.
|
![]() |
Detalhe do forro do teto da Igreja São
Francisco de Assis, em Ouro Preto - MG, pintada por Ataíde.
|
Obrigada!
ResponderExcluirPesquisa muito boa .... nota 10
ResponderExcluirObrigada por me ajudar nota10
ResponderExcluirObrigadaa💕🥰
ResponderExcluir